Deixe seu filho virado para trás no carro até os 4 anos!

Impact Diagram

Pergunte a qualquer médico: É mais fácil consertar braços e pernas OU cabeças e pescoços?

Estou para escrever este post a muitos anos… venho alertando sobre a segurança no carro a todos os nossos clientes e em nossas mídias sociais, e isto será um tema importante em nosso workshop neste mês. Porém, nunca escrevi um post completo sobre isso. Mas… como isso é um assunto vasto e complicado demais para ficar apenas em posts no Facebook e Instagram… Senta que lá vem textão e muita informação a respeito.

Espero com isso alertar a todos os pais e cuidadores que lerem isso e que eles mantenham as crianças pequenas viradas no carro por no mínimo dois anos e possivelmente até os 4 anos.

Vamos aos fatos

Crianças menores de 4 anos tem a musculatura do pescoço frágil e a cabeça muito pesada. Combinação fatal num acidente de carro. A cabeça de uma criança de até 2 anos, pesa aproximadamente 25% do peso do seu copro.

Veja este vídeo comparando um bebê de 12 meses, com o mesmo peso, usando uma cadeirinha virada para frente e outro usando a cadeira virada para trás. Note como o boneco que está virado para frente é arremessado e veja o que acontece com o pescoço dele.

Neste outro vídeo você pode ver também uma simulação numa batida a 50km por hora

Mas a lei brasileira diz que após um ano eu posso virar!

A lei brasileira é defasada, nós sabemos bem disso… Você vai arriscar? E na verdade ela não diz ser mais seguro virar… Nem impede que você mantenha o seu filho virado para trás, não é mesmo?

Porém vários países já estão se atualizando a respeito… Na Califórnia e em outros 3 estados americanos a lei já foi alterada e obrigada a crianças menores de 2 anos a andarem viradas para trás.

E, o mais impressionante quando falamos de lei é o caso da Suécia… O país tem uma taxa de mortes de crianças menores de 4 anos perto de 0, pois lá, as crianças só viram a cadeirinha perto dos 4 anos, quando atingem os limites do assento. Veja este gráfico comparando com a Suécia e a Alemanha nas taxas de lesões graves em acidentes com os pequenos. Perceba como muda drasticamente apenas com o fato de virar a criança após o aniversário de 1 anos.

Você vai confiar numa lei atrasada ou em fatos,números e estatísticas quando colocamos a vida dos pequenos em risco????

Statistics_EN-Kapitel.6.3

 

Mas e as perninhas?

Na verdade até para as pernas é mais seguro ficar virado para trás. São registradas mais lesões em crianças viradas para frente do que para trás.

Quanto ao conforto, as crianças tem juntas ainda em formação  o que permitem ficar em posições inimagináveis para nós adultos… Ou você já ouviu alguma criança reclamar de dor no pescoço depois de dormir todo torto?

Este vídeo engraçadinho mostra o que eles fazem com as perninhas e como ficam confortáveis, com o assento virado para trás. E na verdade, mesmo virado para frente, as pernas encostam o banco da frente na maioria dos carros.

Então, quando virar?

Olhe a recomendação do fabricante do ser car seat. A maioria deles (car seats conversíveis – mais seguros) suporta crianças viradas para trás até 18 a 25kgs. E normalmente crianças menores de 2 anos não antigem 18kgs. Logo por no mínimo 2 anos é possível manter a criança virada tranquilamente para trás. Depois, fique até quando der em relação ao peso.

A altura também é importante… a cabeça da criança precisa estar a 2,5cm abaixo do final do encosto. Mas raramente a altura atinge o limite antes do peso.

Vale ressaltar que a maioria dos brasileiros usam bebês confortos no inicio e não cadeiras conversíveis (que podem sim ser usadas, dependendo do modelo, desde o início também). O bebê conforto tem uma capacidade de 9 a 14kgs (depende do modelo) e depois disso é preciso mudar de cadeira. Entretanto a sua NOVA cadeira deve ser uma que possibilite ficar virada também para trás por no mínimo 18kgs. E elas posteriormente, sem a necessidade de se comprar outra, vai acompanhar o crescimento do pequeno até seus 35 ou 40kgs…

Impossível… meu filho odeia a cadeirinha!

Olha… meu filho também odeia a cadeirinha. Faz um escândalo de dar inveja na maioria das vezes que colocamos ele no car seat. Num período de viagem, quando ele tinha 18 meses e estávamos com carro alugado, deixamos ele virado para frente. O escândalo foi o mesmo. A posição do assento nada vai mudar a relação de amor e ódio que alguns pequenos tem com a cadeira. E mesmo se mudasse, cabem aos responsáveis tomar este tipo de decisão… Você sabe por exemplo que coca cola faz mau pra caramba e possivelmente seu filho já experimentou e gostou. Só por isso você vai dar refrigerante a ele? Aposto que não… pois sabe que não é saudável e mesmo que várias mães ofereçam, ele tenha gostado e te chamem de chata, você não dará diariamente isso para ele, certo?

É o mesmo nesse caso…

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Abaixo algumas fontes de pesquisas, estudos e referências:

http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2011/03/21/peds.2011-0213.full.pdf+html

http://injuryprevention.bmj.com/content/13/6/398.abstract?ijKey=94a5a0898eccc833e6b3d528d7da6b25327a54ef&keytype2=tf_ipsecsha

http://www.ghsa.org/html/stateinfo/laws/childsafety_laws.html

http://www.rearfacing.co.uk/facts.php

The Swedish (rear facing) car seat approach

Fale Conosco

Entre em contato agora mesmo para contratar a nossa ajuda ou tirar suas dúvidas. Vamos adorar falar com você.
Entre em Contato