Apples and Bananas #3 Receitas primeiras papinhas

Paula Laffront

Antonio | Enxoval de Bebê

2015-01-18-16.35.59-1024x768

Toda esta história de papinhas é uma delícia né ? Estou amando fazer papinhas para o pequeno e ver ele passar por esta experiência de conhecer novos gostos e comer.
Ele come com tanto gosto que fico super feliz em vê-lo assim. Começou comendo só um pouquinho (30ml) e agora já come tudo o que ofereço (60ml) e faz cara de quem quer mais ao final.

Abaixo, divido com vcs algumas receitas de papinhas para esta primeira fase de alimentação, todas revisadas pela nutricionista Daniela Bagatini. Ela também comenta em cada uma das minhas receitas, o valor nutricional delas.

Vale lembrar que o Antonio está na fase de introdução de alimentos sólidos ainda, que aqui nos Eua começa entre o quarto e o sexto mês, assim que o bebê se apresenta pronto. E sempre vale uma boa conversa com o seu médico na hora de fazer esta introdução e definir o momento certo e como será feito isso.

Neste momento, no caso do Antonio, a introdução acontece bem aos poucos, em uma unica porção por dia, sem substituir as mamadas. Antonio ainda mama no peito e por isso também não estamos dando água. Ou seja, uma hora depois que come, ele mama normalmente, para matar a sede principalmente.

COMO FAZER

Na hora de preparar a própria comida do bebê,é importante lembrar que não se deve adicionar nenhum tempero nessa fase, muito menos sal ou açúcar. Tudo está sendo feito usando a máquina de papinha da beabá como contei aqui e tudo cozido no vapor para manter a máximo os ingredientes.

Como esta máquina é super prática, estou conseguindo fazer 100% das comidinhas dele, sem a necessidade de comprar papinhas prontas.O que está me ajudando bastante também é congelar todas as papinhas. Então, se tenho tempo, faço algo na hora. Se não, descongelo alguma que já está pronta.

ORGÂNICOS

Sempre dou preferência para os legumes  e frutas orgânicas na hora de fazer as papinhas. Acho mais saudável e seguro. Mas isso não interfere em nada no modo de preparo.

REGRA DOS 3 DIAS

Na hora de introduzir qualquer novo alimento, eu aplico a regra dos 3 dias. Ou seja, eu repito este alimento com exclusividade por 3 dias, assim é fácil detectar qualquer possível alergia ou reação ao alimento. Eu já percebi por exemplo que banana prende o intestino dele, então depois disso, sempre intercalo a banana com algo que solte o intestino, ou acrescento aveia na papinha de banana.

RECEITAS

Não vou citar quantidades, pois você deve fazer conforme o consumo. As vezes faço uma porção para consumo imediato, as vezes faço aos montes para congelar. Mas não tem muito segredo, são receitas bem simples.

PURÊ DE CENOURA

Descasque as cenouras, lave bem e corte em pedaços pequenos. Coloque para cozinhar no vapor por 20 min. Assim que prontas, retire a água do cozimento e separe. Bata a cenoura no processador com leite materno ou formula. Se tiver usando formula, use a água do próprio cozimento com o pó. A quantidade de leite (formula ou materno) deve ser só o suficiente para que você obtenha uma consistência de purê.

CENOURA: Rica em vitamina A, ajuda no funcionamento do intestino porque e rica em fibras e faz muito bem para os olhos.

 

PAPINHA DE MAÇÃ ou PERA

Lave bem, descasque a fruta e corte em cubos. Cozinhe no vapor por 9 min. Retire totalmente a água e bata no processador.

MAÇÃ:  A concentração de fibras e vitaminas B, C e E  ajuda na prevenção de doenças.

PERA: São  recomendadas como uma fruta antialérgicas que é rica em fibras, fornecem uma boa fonte de fibra, e também é uma boa fonte de vitamina B2, C, E, cobre e potássio.

 

PAPINHA DE PÊSSEGO COM AVEIA

Siga o mesmo procedimento da papinha de maçã. Na hora de bater, como o pêssego tem uma consistência mais líquida, eu adiciono aveia orgânica específica para bebês para que ela fique numa consistência melhor, de outra forma ela fica muito líquida e Antonio não gosta muito.

AVEIA: Rica em fibras ajuda a regular o intestino.
PÊSSEGO: Possui sais mineirais, Vitamina A – B1 –  B2 – B9 – C – E , rico em Potássio, previne doenças cronicas, rico em ferro previnindo  anemia e faz bem para a pele.

 

PAPINHA DE AMEIXA FRESCA COM AVEIA

Exatamente a mesma coisa que a papinha de pêssego. Antonio ama e é ótimo para o intestino. Cozinho no vapor e bato com aveia.

AMEIXA: A principal função é no funcionamento do intestino (diferente de regular o intestino a Ameixa tem um poder de laxante), contém alto teor de Vitamina C  que ajuda na absorção de ferro.

 

PAPINHA DE BATATA DOCE

Lave bem, descasque, corte em cubos e cozinhe no vapor por 20 min. Como a batata é mais grossa, deixo um pouquinho da água do cozimento e processo. Esta é a papinha preferida do Antonio.

BATATA DOCE: um dos alimentos mais nutritivos do mundo, rica em fibras, fonte de ferro, Vitamina E – A – C, Potássio, antioxidante e anti-inflamatório.

 

PAPINHA DE BANANA OU BANANA COM ABACATE

Essa é fácil. Não requer cozimento nem processador. É só amassar com garfo e pronto! Ofereço das duas formas, só a banana ou banana com abacate. Outra variação é acrescentar a aveia aqui.

BANANA: Muito rica em Potassio, proporciona energia, Vitaminas complexo B e C, Fósforo e Ferro.

ABACATE: possui a fomosa gordura do bem, saudável. Essa gordura trabalha em todo  sistema nervoso/neurológico.

 

PAPINHA DE BETERRABA

Exatamente igual à papinha de cenoura. Descasque, cozinhe no vapor, mantenha um pouquinho de água e processe.

BETERRABA: Rica em proteinas, possui muitas vitaminas e sais minerais, antioxidante e anti-inflamatório.

 

Por enquanto estas são as papinhas que Antonio está comendo e amando. Ainda tem algumas outras que podem ser oferecidas nesta fase, mas ainda não tentei. Prometo um novo post com mais receitas para esta fase.

Fale Conosco

Entre em contato agora mesmo para contratar a nossa ajuda ou tirar suas dúvidas. Vamos adorar falar com você.
Entre em Contato