Apples and Bananas #1 Antonio vai começar a comer!

Paula Laffront

Antonio | Compras | Dicas de produtos

Antonio vai começar a comer sólidos e eu vou contar tudo para vocês nesta série de posts que chamei de Apples and Bananas… Uma musiquinha gringa que Antonio ama!

A ideia aqui é eu ir contando a medida que ele vá iniciando cada fase e experimentando novas comidinhas. Vai rolar dicas de produtos para a hora da papinha para cada uma das fases, receitas e dicas da nutricionista.

Estou super empolgada para estes posts e também para esta nova fase do pequeno. E o pai dele, mais ainda…. Ele já estava querendo dar comidinha para ele a muito tempo e participar mais do dia a dia dele… Então sair do peito e ter novas opções no cardápio é também uma forma super gostosa do pai participar.

Quando a pediatra dele sugeriu que ele iria começar a comer por volta do quarto mês, fiquei super ressabiada. Ué…. ele está tão bem no peito, engordando e tudo o mais! Pensei.

Mas poucos dias antes da consulta conversei com a minha irmã, que é nutricionista e mãe de duas, fiz um zilhão de pesquisas no google e lembrei que a Danoca também começou a comer nessa idade.

Eis que… o recomendado é realmente iniciar a alimentação sólida a partir do sexto mês e alimentar o bebê apenas com leite materno até lá. Esta é a recomendação, mas na prática isso muda em alguns casos, principalmente quando o bebê toma formula e sofre com constipação, como disse a nutricionista Daniela Bagatini.

Na prática, muitos pediatras realmente iniciam a alimentação de sólidos aos 4 ou 5 meses e alguns sinais de que os bebês estão prontos para começar com as papinhas são:

  • Ele já senta com algum suporte e consegue manter o pescoço bem durinho
  • Ele já consegue engolir direitinho e não cospe a papinha
  • Ele já dobrou de peso desde que nasceu
  • Ele está se interessando pela sua comida
  • Ele está com fome frequentemente

Antonio se encaixava em todas as situações, principalmente no quesito fome. O muleque come demais! Ele esta mamando a cada duas horas, nos dois peitos até o final! Antes era em apenas um peito e de 3 em 3 horas. Agora me suga até a alma… Desconfiei que estava com pouco leite, mas não é isso. Quando tiro o leite com a bomba para deixar para ele as vezes, antes, eu demorava horrores para encher um potinho. Agora, como toda esta mamada dele, eu encho dois potinhos em 15 minutos. Praticamente dobrei minha produção de leite no ultimo mês, o que me fez acreditar que ele realmente está com fome, mesmo mamando bastante.

A sugestão da pediatra é manter as mamadas como sempre, de duas em duas horas, pois o leite materno é fundamental e super necessário, principalmente até o sexto mês e o valor nutricional dele agora é insubstituível. E introduzir a papinha uma vez por dia, como um complemento, numa quantidade pequena, mas principalmente para ele aprender a comer, saboreando uma fruta ou legume por vez, para que ao chegar no sexto mês, ele já esteja pró e pronto para começar a comer de verdade.

Agora basicamente será uma introdução bem leve, mais como experimentação do que com valor nutricional. Ele vai continuar no peito com a mesma frequência, e ao mesmo tempo vai experimentar algumas frutinhas e legumes.

Vou contar tudo para vocês…. O quê ele vai comer, como e com quais produtos.

Lembrando que, como a Nutricionista alertou, o leite materno é a melhor fonte nutricional para bebês até 6 meses e a decisão de introduzir a alimentação antes deste tempo tem que ser discutida sempre com o seu médico de confiança!

 

 

Fale Conosco

Entre em contato agora mesmo para contratar a nossa ajuda ou tirar suas dúvidas. Vamos adorar falar com você.
Entre em Contato