Enxoval de bebê consciente – Porque eu levanto essa bandeira?

Paula Laffront

Compras | Enxoval de Bebê

earth

Hoje em dia a variedade de produtos para bebês e crianças é tanta que fica bem difícil escolher qual o mais adequado para o estilo de vida dos pais. Nem sempre o que “todo mundo diz que é melhor”, vai ser realmente melhor para determinada família. Mas uma coisa é certa, pensar na forma mais consciente de consumir é sem dúvida um assunto que é, ou pelo menos deveria ser unanimidade. Afinal, é do futuro dos nossos “mini-clientes” que estamos tratando.

Essa preocupação com o consumo consciente, a favor de uma vida saudável e do meio ambiente está presente na minha vida pessoal e não tem como não transferir isso para os meus clientes. Muitas vezes é pura falta de informação, então logo na primeira fase do atendimento, quando aplico o questionário, já esclareço esses pontos que acho primordiais e mostro assim o nosso diferencial, que é sair do óbvio e superar as expectativas dos clientes com um gasto consciente, e principalmente, sem exageros, comprando o que é realmente necessário para cada fase do bebê.

Por conta dessa forma de pensar e de agir, que também passo para toda a minha equipe de consultoras, cada vez temos mais clientes nos procurando com essa preocupação e por esse motivo. O que eles querem é montar um enxoval consciente, com produtos duráveis e reutilizáveis, indo na contramão do descartável, que tenham várias funções, economizando e gerando menos lixo.

Além disso, me preocupo em indicar marcas que tenham esse viés ecologicamente correto, que utilizem matéria-prima orgânica ou material sustentável.

Então resolvi listar alguns produtinhos que eu recomendo, e com certeza vou escolher para o enxoval do Antonio:

 

Stokke Steps e Tripp Trapp

Essas entram na categoria de produtos duráveis, feitas de madeira certificada são totalmente adaptáveis desde o nascimento, até os 10 anos para a Steps, e para a vida inteira a Tripp Trapp. Além de ter o conceito de incluir o bebê e fazê-lo compartilhar com a família. Já escrevi sobre elas e você pode ler aqui e aqui.

 

Steps tripp trapp

 

Nuna Leaf

Essa é uma grande paixão minha. A Nuna Leaf é um bouncer (cadeira de balanço para bebê) que funciona sem pilhas ou eletricidade, mas tem um mecanismo diferenciado que basta apenas um toque e ela continua balançando por um bom tempo. É ainda feita em algodão orgânico e pode ser usada também até a vida adulta (ou 60kg), enquanto as cadeirinhas convencionais de ninar têm tolerância de no máximo 1 ano (13kg).

Nuna Leaf

 

Babador de silicone

Presente em 100% das listas, ele não é novidade, mas muitas mães ainda preferem usar os de pano por acharem mais confortáveis. Mas o que eu costumo dizer é que se trata de um produto fácil de limpar, não consome água para lavar, substitui até 10 babadores comuns e é super durável, mais ou menos até os 3 anos da criança.

babador de silicone

 

Fraldas de pano

Esse é o item da “discórdia” porque muitas mães torcem o nariz para elas, mas hoje em dia o conceito sobre elas é outro e seu uso é muito mais fácil do que na época de nossas mães, afinal, quem não tem máquina de lavar em casa? E ainda digo mais, muitas famílias já optaram por incluir a secadora na lavanderia o que facilita ainda mais. Além disso, hoje há produtos para lavagem muito mais eficientes.

As fraldas reutilizáveis de hoje são feitas de algodão orgânico com acessórios biodegradáveis que podem ser jogados no vaso sanitário, como o sistema de forro de bambu que serve para substituir os lenços umedecidos e não possui química. Ecológica e economicamente falando, 24 a 36 fraldas reutilizáveis substituem em torno de 6mil fraldas descartáveis que são usadas durante pelo menos 2 anos e causam um impacto ambiental gigantesco E mais, estas mesmas 6mil fraldas demoram mais de 500 anos para se decompor e ninguém sabe ao certo se elas realmente sumirão. Sem falar no impacto ambiental causado pela indústria para produzir uma fralda, suas embalagens, distribuição, etc.

No quesito saúde do bebê, com a escolha das fraldas reutilizáveis é possível evitar toda a química que é usada nas fraldas descartáveis, como cloro e perfumes, que são extremamente tóxicos e causam assaduras e alergias. Para você ter uma ideia, até produtos que hoje em dia foram proibidos na fabricação dos absorventes femininos, ainda são usados nas fraldas descartáveis dos bebês, pasmem! Alguns pais realmente não chegam a pensar que deixar o bebê embalado num plástico cheio de química por 24 horas por dia durante 2 anos, pode ser algo tão ruim. Mas é. A pele dos bebês é muito frágil e delicada, seus poros absorvem absolutamente tudo! Então é um assunto a se pensar, não?

 

fraldas de pano

 

Cosméticos para bebê

Esse é um assunto bem delicado, pois existem marcas que fazem uso de vários produtos químicos que são nocivos e tóxicos e podem causar alergias. Dentre eles o mais conhecidos é o parabeno (conservante sintético que gera problemas de saúde como depressão, retenção de líquidos e câncer), além do álcool e fragrâncias. Essas substâncias são encontradas em pomadas contra assaduras, shampoos, sabonetes, hidratantes, etc. Além destas químicas, a indústria tradicional de cosméticos causa um enorme impacto ambiental, já que fazem testes em animais e não usam embalagens feitas de material reciclado ou recicláveis, isto é, causam danos tanto à nossa pele quanto ao meio ambiente.

Felizmente a indústria de cosméticos naturais está crescendo e hoje encontramos todos os produtos que precisamos para higiene e conforto do bebê, produzidos de forma sustentável e com ingredientes não nocivos. E quem pensa que vai pagar mais caro por isso está enganado, os preços no mercado de cosméticos para bebês são bem competitivos, basta pesquisar melhor, ler a composição dos produtos, sempre lembrando que o custo-benefício dos produtos naturais é incomparável se pensarmos na química nada saudável contida nos produtos tradicionais.

 babyganics

Roupas

O uso do algodão orgânico também está relacionado com o meio ambiente e à saúde. Desde sua produção até seu tingimento e toda a confecção dos produtos em si, são tomados vários cuidados ambientais, como o uso reduzido da água na fabricação, uso de corantes naturais e não poluentes. Além do algodão orgânico, outras fibras naturais, como o bambu, por exemplo, são usadas em roupas, mantas, lençóis, etc. E toda esta química não empregada na fabricação também não entra em contato com a pele do bebê e oferece um produto mais gostoso e confortável ao toque, deixando-o mais saudável e preservando o meio ambiente para o futuro dessa nova geração.

aden

 

Além desses itens que eu citei há outros produtos descartáveis como trocadores, cueiros, babadores, protetores de assentos, absorvente de seio para as mães e lenços umedecidos que também podem ser encontrados em versões mais ecológicas, reutilizáveis, orgânicas, sem química, biodegradáveis.

E depois de tudo isso vale ou não vale a pena repensar o enxoval do seu bebê?

 

Fale Conosco

Entre em contato agora mesmo para contratar a nossa ajuda ou tirar suas dúvidas. Vamos adorar falar com você.
Entre em Contato